
a Quê é uma comunidade de criação literária, com oficinas, feedbacks, discussão e experimentação para quem quer se aprofundar na reflexão e na prática do nosso ofício.
POR MAIS FICCIONISTAS
NO MUNDO




Ela vem tropegando por sobre os
Seixos à noite, fica
Acuada fora do
Alcance da minha fogueira
Vou ao seu encontro no
Limite da luz
"Como a poesia chega a mim", em Re-habitar – Ensaios e poemas, de Gary Snyder - Trad. Luci Collin - Azougue Editorial, p. 159, 2005


OFICINAS DE ESCRITA
ENTRE A FORMA
E O PROCESSO
Para expandir a sua gama de experimentações com a palavra e te ajudar a descobrir os muitos escritores que pode se tornar, nossas oficinas semanais são voltadas à prática de escrita e reescrita, seguida da reflexão coletiva sobre a prática. Além disso, a cada trimestre, selecionamos um aspecto da forma literária para guiar nossas explorações.
De abril a junho de 2024, o foco é a sonoridade.
pesquisa de imaginários
INTELIGÊNCIA COLETIVA
conectando todo mundo que faz parte da Quê, a pesquisa de imaginários tem um quê (e o alfabeto inteiro) de comunidade: que façamos uma pesquisa juntos. a ideia é que, ao longo do ano, troquemos referências, escrevamos e ampliemos nosso potencial imaginador, ao entrar em contato com leituras e práticas de escrita que propõem um deslocamento dos modos mais tradicionais de contar o mundo. os encontros vão sendo construídos a partir das contribuições do coletivo, culminando em uma publicação online com as nossas produções em torno da pesquisa.
Círculo de feedbacks
LEIA E SEJA LIDO
seja pela plataforma, por escrito, ou com encontros quinzenais focados na troca de feedbacks, na Quê você tem a oportunidade de acolher, comentar e incentivar o processo de criação de outros autores. e de se abrir para que contribuam ao seu. sempre buscando equilíbrio entre o receber e o dar, em um grupo de iguais.


introduções afetivas
na plataforma e nos encontros da Quê, também temos um espaço de discussão sobre nossas referências, onde podemos formular impressões e reflexões (sejam sobre a escrita, a existência, a sociedade ou o que for) e aprofundar nossa capacidade interpretativa ao entrar em contato com a percepção e as referências dos outros.


AMPLIE SEU REPERTÓRIO
Para além do texto
COMUNIDADE
Colocar-se diante do outro e manter-se de olhos abertos quando o outro se coloca diante de você. Esse é o grande convite que fazemos. Por isso, também realizamos encontros ao vivo pela internet, em diversos formatos (oficinas, saraus, discussão de projetos dos membros e conversas com autores e editores), além de termos um chat para mensagens privadas.




[...]
[lembra aquela vez em que você
parou um poema no meio
para me contar de uma cidade
sem sombras?]
[...]
"bzzz", em Câmera lenta, de Marília Garcia - Companhia das Letras, p. 36, 2017



VAMOS JUNTOS?
QUÊ?
se ficou com alguma dúvida ou precisa de bolsa, mande uma mensagem pra gente!